Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícia

Programa validador do FCONT 2011 já está disponível para download

Ato Declaratório Executivo nº 24, de 22 de agosto de 2011

Autor: Antonio ZomerFonte: TI Inside

 

A Receita Federal divulgou duas informações essenciais aos contribuintes no que se refere ao cumprimento das obrigações acessórias. Uma delas é a disponibilidade para download da versão beta do programa validador do FCONT (Controle Fiscal Contábil de Transição) 2011.
 
Nessa versão, esclarece o Fisco, as funcionalidade de transmissão e de geração de cópia de segurança estão desabilitadas. Assim, os dados informados não poderão ser aproveitados na versão definitiva.

 

O programa pode ser utilizado em máquinas que rodam Java, Windows e Linux.
 
A segunda informação trata da liberação do layout do arquivo da Escrituração Fiscal Digital (EFD) do PIS/Cofins, para as empresas tributadas com base no regime do Lucro Presumido, conforme o Ato Declatório Executivo nº 24, cuja íntegra é reproduzida a seguir:
 
Ato Declaratório Executivo nº 24, de 22 de agosto de 2011
 
Altera o Manual de Orientação do Leiaute da Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins (EFD-PIS/Cofins) do Anexo Único do ADE Cofis nº 34, de 28 de outubro de 2010 .
 
O COORDENADOR-GERAL DE FISCALIZAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 287 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 587, de 21 de dezembro de 2010, e tendo em vista o disposto no art. 9º da Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 05 de julho de 2010, declara:
 
Art. 1º. O Anexo Único do Ato Declaratório Executivo Cofis nº 34, de 28 de outubro de 2010, passa a vigorar com os ajustes e alterações do Anexo Único deste Ato Declaratório.
 
Art. 2º. Os registros da escrituração simplificada da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, pelo regime de caixa ou de competência, especificados no Anexo Ùnico deste Ato Declaratório, aplicam-se exclusivamente às pessoas jurídicas tributadas pelo Imposto de Renda com base no lucro presumido, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2012.
 
Art. 3º. Este Ato Declaratório entra em vigor na data de sua publicação.